por Rodrigo Rezende & Fernanda Duarte
A presente proposta, apresenta uma solução para mobilidade em ambientes sem luz visível ou para quem tem dificuldades visuais, utilizando-se, de sensores de distância e reflexão por infrared.
Estes sensores (sonares e infrared) – que serão colocados em um pad e conectados a um arduino – realizarão a aferição de distâncias entre o usuário e um obstáculo, para que a partir de determinado valor, seja acionada uma placa vibratória localizada no pad, gerando um estímulo para que o usuário não se choque contra obstáculos. A resposta deste estímulo será configurada de forma que seja inversamente proporcional à distância do obstáculo captado, ou seja, quanto menor a distância, maior a rotação do motor, ocasionando maior vibração no pad.
As funcionalidades deste produto podem ser direcionadas às mais diferentes finalidades como ao auxílio a pessoas com deficiência visual, para profissionais que cumprem rotinas especiais como cuidadores de bebês ou idosos e ainda aplicados em performances artísticas.
O seu funcionamento permite que seja empregado em várias partes do corpo, com a alternativa de que uma mesma pessoa possa interligar diversos pads em diferentes partes do seu corpo através de sinal wireless, compatível com a tecnologia arduino.
Segue um exemplo de utilização na palma da mão:
Desenvolvimento
O dispositivo NLYM, está em desenvolvimento contínuo e foi construído, para a participação no Projeto Hibrida como um protótipo, que deve ser aprimorado para as diversas finalidades
possíveis.
Seguem algumas imagens do desenvolvimento do protótipo:
Na fase laboratorial do Projeto Hibrida, foram discutidas, com a equipe participante, várias questões inerentes a utilização do dispositivo e as possibilidades de uso. Dentre elas se destacou a performance artística que gerou adaptações ao projeto original e a concepção de duas performances, intituladas “Cinto de Castidade” e “Tecnopasse Hackianista”, as quais seguem descritas em seus respectivos projetos anexos, nas modalidades performáticas e
expositivas.
Conclusão
Como mencionado anteriormente, neste projeto, o dispositivo NLYM, está em desenvolvimento contínuo e a partir de cada apresentação ou demonstração ele é aperfeiçoado através das reações ou necessidades que o utilizador transmite a equipe de
desenvolvimento do projeto.
Ao final da etapa brasileira do Projeto Hibrida, realizada em 30 de Abril de 2014, o dispositivo NLYM, foi testado com a performance “Tecnopasse Hackianista” e a construção do aparato para a performance “Cinto de Castidade”.
Através deste método de investigação em campo, pretendemos chegar a um denominador comum as diversas aplicações possíveis e agregando recursos ao dispositivo.
No Lights, Yes Move é desenvolvido por
Carolina Berger
Célio Ishikawa
Danilo Barauna
Fernanda Duarte
Herbert Castanha
Leandra Plaza
Nigel Anderson
Rodrigo Rezende
Rosangela Leote
Acompanhe o desenvolvimento do projeto em detalhes na Wiki