Convocatórias


Convocatoria Híbrida México

La ampliación de la percepción humana, como la vista, el oído o el tacto y la exploración de técnicas para generar conexiones entre cuerpo y tecnología adquieren un nivel de experimentación tecnológica y reflexión artística en Híbrida.

Este proyecto promueve la producción e innovación tecnológica con los recursos que tenemos disponibles hoy día. Es la unión entre: creación de prototipos en un laboratorio de electrónica experimental; conversaciones sobre el arte, ciencias y (bio)tecnología; así como la práctica de la percepción corporal conjugada con los dispositivos construidos en el laboratorio de prototipos.

El proyecto Híbrida comienza su segunda etapa de actividades en la Universidad Nacional Autónoma de México UNAM a partir del viernes 23 de mayo y realizará un laboratorio, abierto al público en general, que se desarrollará en el Laboratorio de Diseño Industrial del posgrado UNAM.

En el laboratorio: Desarrollo de interfaces biomédicas de modelado 3D. Se desarrollará un software que pueda generar modelos tridimensionales a partir de sensores de temperatura corporal, oxígeno en la sangre, presión de la sangre, electrocardiograma, electromiografía, etc.

El laboratorio se desarrollará todos los miércoles y jueves, del miércoles 28 de mayo al jueves 26 de junio. En los siguientes horarios: miércoles de 17:00 a 20:00 hrs. Y jueves de 10:00 a 13:00 hrs.

Para inscribirse y participar en el laboratorio se necesita mandar una carta de motivos y un pequeña semblanza curricular al siguiente correo: projeto.hibrida@gmail.com

CUPO LIMITADO

___________________________________________________
CONVOCATORIA DE PROPOSTAS: ENCERRADA

CAROS PARTICIPANTES E INTERESSADOS, PEDIMOS UM POUQUINHO DE PACIÊNCIA PARA O RESULTADO DA SELEÇÃO, QUE SERÁ DIVULGADA NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 24 DE FEVEREIRO ATÉ AS 9AM.

 

A convocatória para propostas está encerrada. Agradecemos a todos que participaram enviando suas idéias. A partir da próxima semana receberemos inscrições de interessados a se juntarem as equipes das idéias pré-selecionadas. Se por algum motivo sua idéia não foi selecionada, mas se interessa pelo projeto, lhe estimulamos a ser parte das equipes. Este é um projeto que, acima de tudo, deseja que todos tenhamos a oportunidade de compartilhar conhecimento.   Estamos analisando as propostas de acordo com os critérios de seleção pré-estabelecidos:

  • Adequação das/dos candidatas/os ao propósito e contexto desta convocatória
  • Motivação das/dos candidatas/os
  • Viabilidade técnica das propostas inscritas. Os projetos inscritos serão analisados e selecionados por sua possibilidade de viabilidade no curto prazo de desenvolvimento (7 semanas)
  • Diálogo entre os projetos
  • Comprometimento com a participação dos proponentes durante as 7 semanas de processo

Lembrando que, por uma questão de limitação de espaço e material, esta versão do projeto deverá ser limitada a, no máximo, 6 projetos. Boa sorte a todos!

equipe Híbrida

—————————————————————————————————————–

CONVOCATORIA DE EQUIPES

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 14 DE MARÇO!

O projeto “Híbrida: prototipagem experimental de ampliadores de percepção” selecionou 5 propostas para prototipagem de aparatos ampliadores da percepção humana a serem desenvolvidas em um laboratório experimental transdisciplinar em São Paulo, entre 17 de março e 2 de maio de 2014.

Até o dia 14 de março convidamos pesquisadores, artistas, designers, engenheiros, médicos, biotecnólogos, amadores e curiosos para se inscreverem nos projetos que lhes interessem e serem parte das equipes de forma a colaborar e ampliar as idéias propostas.

Criar conexões, aumentar a potência dessas idéias, discutir o papel do corpo em meio às inovações (bio)tecnológicas são pontos centrais deste projeto.
O projeto oferece a estrutura para que essas propostas ganhem vida e sejam elevadas a potências inusitadas através deste diálogo com expertises distintas.

Oferecemos o laboratório, os componentes eletrônicos, facilitadores técnicos, e pesquisadores respeitados em diversas áreas que separaram um tempo especial para que possamos compreender mais como nossos corpos são constituídos e como as técnicas podem ser subvertidas de forma poética.

Serão 7 semanas (2 vezes por semana) de encontros para desenvolver os protótipos e 5 encontros conceituais às sextas-feiras, que auxiliarão no desenvolvimento técnico e poético dos processos.

O desenvolvimento dos projetos serão compartilhados com o mundo por meio de uma boa documentação do processo no blog do projeto.

 

Conheça um pouco mais sobre os projetos selecionados e entre para as equipes!

Turma 2 – Terças e Quintas das 9-12h

CyBaby – Lina Lopes
NoLightsYesMove – Rodrigo Rezende & Fernanda Duarte

Turma 1 – Segundas e Quartas das 19-21h

UTCAt Unidade Tática de Comunicação Ativa – José Dario Vargas Parra
Baticum – Fernando Velázquez
*Simulador de Sinestesia – Rafael V. Ribeiro – POR MOTIVO DE LIMITAÇÃO DE ESPAÇO, INFELIZMENTE NÃO HÁ MAIS VAGAS PARA COLABORAR COM ESTE PROJETO

 

Sobre o projeto Híbrida e sua dinâmica
“Hibrida: prototipagem experimental de ampliadores de percepção” é um projeto de encontros, conexões complexas entre: ações práticas em laboratório de eletrônica (lab); conversas teóricas de arte, ciências e biotecnologia; e prática de percepção corporal com esses ampliadores construídos no lab.

O projeto começa no Brasil (na USP entre 17 de março e 2 de maio de 2014) e encerra no México (na UNAM entre 12 de maio e 28 de junho).

Aqui no Brasil, os encontros teóricos (eixo conceitual) acontecerá no Paço das Artes as sextas feiras, entre 9-12h. O eixo prático (laboratorial) acontecerá no InovaLab/ Poli com duas turmas distintas. Turma 1: Segundas e Quartas das 19 as 22h. Turma 2: Terças e Quintas das 9 as 12h.

Serão bem vindos “agregadores-colaboradores” de diversas áreas que possam compor uma equipe transdisciplinar e transformar as idéias selecionadas em uma potência para diversas áreas.
O que queremos dizer com isso?

Uma das inspirações deste projeto é o EyeTracker.

Este é um sistema relativamente simples eletronicamente mas que tem finalidades diversas: interessa no campo da engenharia; interessa para a medicina as possibilidades de diagnóstico; interessa no campo da comunicação as possibilidades de comunicação; interessa para o campo das artes sua subversão e output plástico, como no caso do projeto EyeWriter.

Este é um bom exemplo de acoplamento ampliador de visão, mas há inúmeros outros. Acreditamos que ao sairmos de nossas caixinhas e nos unirmos com pessoas com outras visões, de forma verdadeiramente colaborativa, ampliamos nosso potencial e a potência de nossas idéias, e é isso que pretendemos construir aqui.

 

O projeto Híbrida oferece aos participantes:

Oferecemos a estrutura de laboratório, facilitadores técnicos e equipamentos dentro do lab. Oferecemos também oficinas de especialistas em visão, audição, estrutura, artes e corpo para que juntos possamos pensar sobre esses acoplamentos de forma técnica e poética.

Os equipamentos oferecidos serão microprocessadores (arduinos), sensores diversos e a estrutura de materiais e ferramentas de um laboratório equipado com impressoras 3D.

Detalhes sobre o cronograma completo e a lista de participantes, oficineiros, facilitadores e apoiadores pode ser acompanhada no site. Assim, abaixo resumido, oferecemos:

  • espaço para o desenvolvimento dos protótipos
  • ferramentas e estrutura de laboratório de eletrônica para o desenvolvimento dos protótipos
  • ajuda de custo para o desenvolvimento das propostas. O projeto contará com equipamentos, ferramentas e componentes já existentes no InovaLab e outros sensores e componentes comprados especialmente para este projeto, considerando a disponibilidade de produtos em mercado nacional
  • apoio técnico (facilitadores do lab)
  • apoio teórico (oficinas)

 

Os participantes se comprometem a realizar as seguintes atividades:

Esperamos sua participação, sua presença de forma aberta para dialogar e compartilhar com uma equipe transdisciplinar, e colocar a “mão na massa”, além da documentação de todo o processo do desenvolvimento de seu projeto no blog do projeto. Não esperamos que participe de todas as oficinas teóricas, mas que monte sua grade de acordo com a sua formação; naquilo que lhe for muito distante, esperamos sua presença. Assim, abaixo resumido:

  • participação ativa no desenvolvimento laboratorial de sua proposta
  • participação nas atividades teóricas
  • documentação do processo de desenvolvimento da proposta junto aos agregadores/ colaboradores a ser elaborada na plataforma de blog do projeto (cara proposta terá um blog dentro do site)
  • mostra do resultado dia 2 de maio, no Paço das Artes

 

Como se inscrever?

Envie um e-mail <projeto.hibrida@gmail.com> indicando de que equipe gostaria de participar, indicando em que poderia contribuir.

Não precisamos de um curriculo nem uma indicação formal de como se daria sua participação, mas uma indicação de como ser presente nessa equipe vai de encontro aos seus interesses. No mesmo e-mail envie seus contatos (telefone, site, etc).

Qualquer pessoa interessada pode se inscrever, lembre-se que as idéia serão transformadas com a sua participação.

 

Exemplos de como as equipes podem ser potencializadas a partir de uma idéia.

Retomemos aqui o exemplo do Eye Tracker.

Se você é um engenheiro interessado em desenvolver câmeras pequenas para reconhecimento biométrico essa pode ser uma excelente oportunidade de propor desenvolver uma câmera com comunicação wireless que envia sinal de video em alta resolução em tempo real.

Se você é um oftalmologista e lhe interessa trabalhar com pessoas que possuam deficiência de visão e busca um aparato confortável mas eficiente para monitorar o movimento pupilar, essa pode ser sua contribuição.

Se você é um designer e gostaria de projetar adereços de realidade aumentada para a face que sejam confortáveis ao ponto de se tornarem quase invisíveis, essa pode ser sua contribuição.

Se você é um cineasta que gostaria de trabalhar a interação entre o movimento dos olhos de seu público em relação as cenas de seu filme, essa pode ser sua chance de iniciar um protótipo.

Se você é um performer e gostaria que pequenos gestos, como por exemplo, seu olhar, controlasse as luzes de sua cena, essa pode ser sua contribuição.

É cada um desses colaboradores que transformam um mecanismo relativamente simples como o Eye Tracker em um equipamento potente e interessante, com saídas/ outputs que interessem a cada caso. Construído em conjunto, esse aparato tende a ser mais confortável, mais preciso, ter mais usabilidade, ser mais interessante, mais potente.

Ficou mais claro agora as intenções do Híbrida? Participe!

 

Critérios de Seleção
Por uma questão de limitação de espaço e material, esta versão do projeto deverá ser limitada a 5 projetos e 4 colaboradores por projeto.

Outro critério de seleção dos participantes será o comprometimento com a participação dos participantes durante as 7 semanas de processo.

Os colaboradores inscritos serão chamados segundo os seguintes critérios:

  • Motivação das/dos colaboradoras/es
  • Comprometimento com participação no laboratório e palestras

 

Informações sobre o projeto Híbrida

Híbrida nasce dessa vontade de manter um diálogo mais ativo e fluente entre diversas linguagens.

Com fundamentos na cultura open source e inspiração nos moldes de projetos mundo afora que compartilham essa vontade de construção coletiva, como Interactivos?/MediaLabPrado; HackLab Rural Nuvem; Hacklab.es, deRadamés Ajna; Labmóvel; Hangar Barcelona; e no Media Lab MIT.

A dinâmica do projeto foi desenhada com bastante cuidado para que possibilite uma troca horizontal entre saberes e buscando diminuir ruídos de comunicação entre pessoas que venham de distintas formações.

O site do projeto abrigará o máximo de informações sobre todos os envolvidos, projetos e processos.
As aulas teóricas serão mantidas no site para que possam ser revistas sempre que necessário, visto que pode ser de grande auxílio retomar as referências e caminhos indicados. No entanto, sua presença nas aulas é de bastante importância, sendo este o local de encontro com as duas turmas.

Trabalharemos no lab com feedbacks diários do andamento dos processos, fazendo os ajustes necessários para que os protótipos possam ganhar vida.
Nos interessa mais o processo que o produto, este será conseqüência do primeiro, ou seja: nosso foco está na troca, não produto, mas faremos o possível para que este processo possa ser uma boa caminhada.

Sistematicamente faremos: apresentação e discussão dos temas propostos; laboratório colaborativo para o desenvolvimento das propostas selecionadas; apresentação final dos projetos desenvolvidos.
Esta metodologia de desenvolvimento de trabalhos pretende ser uma plataforma de investigação, produção e aprendizagem coletiva que parte do desenvolvimento dos projetos selecionados.

As propostas se desenvolvem em grupos transdisciplinares de trabalho compostos pelo autor/autora e pelos colaboradores interessados, com o apoio conceitual e técnico de professores e facilitadores técnicos.

É importante que os participantes mantenham atualizado o blog de desenvolvimento de sua proposta como forma de manter suas próprias ideias bem documentadas e como forma de compartilhar conhecimento para qualquer interessado que não pode estar presente fisicamente neste processo.

Criar conexões, aumentar a potência dessas idéias, discutir o papel do corpo em meio às inovações (bio)tecnológicas são pontos centrais desta proposta.

Para que essas idéias possam continuar se desenvolvendo é importante fomentar sua difusão e livre acesso a redes de colaboração e conhecimento, por isso contamos com a dedicação das/dos participantes para elaborar uma boa e clara documentação dos projetos desenvolvidos, publicando detalhes de sua construção, tanto conceituais quanto estruturais, técnicas e, claro, código fonte sobre as licenças livres que permitam o acesso à difusão do conhecimento produzido durante o projeto Híbrida.

 

Uso de imagem

O material produzido durante o projeto Híbrida, assim como toda a documentação produzida a partir dele, será compartilhada gratuitamente utilizando licenças livres.

Será feita uma difusão dos trabalhos em meio online, principalmente no Brasil e no México onde o projeto acontecerá, no site do projeto e do InovaLab e em ações de comunicação diversas.

Se por algum motivo algum participante não quiser sua imagem veiculada aos nossos meios, deverá nos avisar com antecedência: podemos guardar seu anonimato.
Ao inscrever sua idéia, pressupõe-se que o/a autor/a da proposta leu e concorda com todos os termos desta convocatória.

São Paulo, 24 fevereiro de 2014.

 

Dúvidas podem ser escritas para o e-mail do projeto:projeto.hibrida@gmail.com.

 

Este projeto foi Contemplado pelo edital Difusão e Intercâmbio Cultural e Científico da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, e é apoiado pelo InovaLab e Paço das Artes. Além dos apoios institucionais, contamos com a parceria dos grupos SyntechBio, MedHacker, SynbioBrasil e Realidades, sem os quais essa proposta seria impossível.

Para saber mais sobre todos os que fazem esse projeto ser real, visite a página.

 

 

—————————————————————————————————————-

Híbrida: prototipagem experimental de ampliadores de percepção

CONVOCATÓRIA DE PROPOSTAS

O projeto Híbrida selecionará de 4 a 6 propostas para prototipagem de aparatos ampliadores da percepção humana a serem desenvolvidas em um laboratório experimental transdisciplinar em São Paulo, entre 17 de março e 2 de maio de 2014.

Até o dia 14 de fevereiro convidamos pesquisadores, artistas, designers, engenheiros, médicos, biotecnólogos, amadores e curiosos para inscreverem projetos que lidem com a ampliação da percepção humana em 3 eixos: visão, audição e estrutura.

Entre 20 de fevereiro e 10 de março, interessados em participar da prototipagem, complementando e colaborando com essas idéias poderão se inscrever para que equipes transdisiplinares possam ser organizadas.

Criar conexões, aumentar a potência dessas idéias, discutir o papel do corpo em meio às inovações (bio)tecnológicas são pontos centrais desta proposta.

O projeto oferece a estrutura para que essas propostas ganhem vida e sejam elevadas a potências inusitadas através deste diálogo com expertises distintas.

Oferecemos o laboratório, os componentes eletrônicos, facilitadores técnicos, e pesquisadores respeitados em diversas áreas que separaram um tempo especial para que possamos compreender mais como nossos corpos são constituídos e como as técnicas podem ser subvertidas de forma poética.

Serão 7 semanas (2 vezes por semana) de encontros para desenvolver os protótipos e 5 encontros conceituais às sextas-feiras, que auxiliarão no desenvolvimento técnico e poético dos processos.

A contrapartida é que, além de sua presença durante os processos práticos e teóricos, o desenvolvimento dos projetos sejam compartilhados com o mundo por meio de uma boa documentação do processo no blog do projeto.

Confira mais detalhes abaixo e inscreva-se pelo e-mail projeto.hibrida@gmail.com

 

Convocatória de propostas

Quem nunca sonhou em ser um super-herói? Será que é possível ampliarmos nossos poderes naturais com a ajuda da eletrônica? Como podemos usar nosso conhecimento para montarmos esses “gadgets ampliadores” que podem transformar nossa percepção de mundo ou melhorar nossos estar no mundo?

É cada vez mais comum encontrarmos no mercado produtos que nos prometem expandir nossa vivência: óculo de realidade aumentada; fones que isolam o barulho externo; calçados que nos permitem correr mais rápido e mais longe; dispositivos que prometem diminuir distâncias físicas aproximando e facilitando a comunicação, com softwares como skype ou what’s up contidos em nossos inseparáveis telefones celulares.

Agora feche os olhos. Pergunte ao seu corpo o que verdadeiramente gostaria que pudesse ser ampliado. Que tipo de acoplamento seria útil, importante ou interessante? Para que? O que pensa que mudaria em sua vida se pudesse utilizar esses acoplamentos?

“Hibrida: prototipagem experimental de ampliadores de percepção” é um projeto de encontros, conexões complexas entre: ações práticas em laboratório de eletrônica (lab); conversas teóricas de arte, ciências e biotecnologia; e prática de percepção corporal com esses ampliadores construídos no lab.

O projeto acontece no Brasil (na USP entre 17 de março e 2 de maio de 2014) e no México (na UNAM entre 12 de maio e 28 de junho) repetindo a mesma dinâmica, com pesquisadores locais.

Aqui no Brasil, os encontros teóricos (eixo conceitual) acontecerá no Paço das Artes as sextas feiras, entre 9-12h. O eixo prático (laboratorial) acontecerá no InovaLab/ Poli com duas turmas distintas. Turma 1: Segundas e Quartas das 19 as 22h. Turma 2: Terças e Quintas das 9 as 12h. Na hora de sua inscrição, por gentileza aponte qual o melhor horário para a sua participação.

Esta é a primeira convocatória, aberta até 14 de fevereiro, uma chamada para idéias de trabalhos e/ ou gadgets que funcionem como ampliadores, acoplamentos de visão, audição e estrutura. Esses serão os eixos com que trabalharemos nos protótipos e no eixo teórico.

Selecionaremos de 4 a 6 trabalhos para que possam ser prototipados no InovaLab junto com uma estrutura de facilitadores técnicos e conceituais oferecida pelo projeto.

Entre de 20 fevereiro e 10 de março lançaremos uma nova chamada para agregadores que se interessem pelos projetos pré-selecionados. Focaremos essa chamada na composição necessária para que as idéias selecionadas possam ganhar potência.

Serão bem vindos “agregadores-colaboradores” de diversas áreas que possam compor uma equipe transdisciplinar e transformar esta primeira idéia em uma potência.

 

O que queremos dizer com isso?

Uma das inspirações deste projeto é o EyeTracker. Este é um sistema relativamente simples eletronicamente mas que tem finalidades diversas: interessa no campo da engenharia; interessa para a medicina as possibilidades de diagnóstico; interessa no campo da comunicação as possibilidades de comunicação; interessa para o campo das artes sua subversão e output plástico, como no caso do projeto EyeWriter.

Este é um bom exemplo de acoplamento ampliador de visão, mas há inúmeros outros. Acreditamos que ao sairmos de nossas caixinhas e nos unirmos com pessoas com outras visões, de forma verdadeiramente colaborativa, ampliamos nosso potencial e a potência de nossas idéias, e é isso que pretendemos construir aqui.

 

Tem o impulso mas ainda não sabe como construir sua idéia? Dá uma olhada em alguns trabalhos que já selecionamos para inspirar você.

 

Resumindo datas, o que oferecemos e o que esperamos.

  • 1a convocatória – chamada de propostas: até 14 de fevereiro.
  • 2a convocatória – chamada de agregadores: de 20 de fevereiro a 10 de março
  • Laboratório de prototipagem – de 17 de março a 2 de maio

Turma 1: Segunda e Quarta-feira das 19-22h

Turma 2: Terça e Quinta-feira das 9-12h

Local: InovaLab/ POLI-USP

  • Oficinas teóricas – 21 de março a 11 de abril

Sextas-feiras das 9-13h

Local: Paço das Artes – Cidade universitária

  • Oficina especial de prática corporal com os acoplamentos desenvolvidos no lab: 18-20 de abril

Horário: das 9-13h

Local: Paço das Artes – Cidade universitária

 

O projeto Híbrida oferece aos proponentes desta convocatória: 

Oferecemos a estrutura de laboratório, facilitadores técnicos e equipamentos dentro do lab. Oferecemos também oficinas de especialistas em visão, audição, estrutura, artes e corpo para que juntos possamos pensar sobre esses acoplamentos de forma técnica e poética.

Os equipamentos oferecidos serão microprocessadores (arduinos), sensores diversos e a estrutura de materiais e ferramentas de um laboratório equipado com impressoras 3D.

Detalhes sobre o cronograma completo e a lista de participantes, oficineiros, facilitadores e apoiadores pode ser acompanhada no site. Assim, abaixo resumido, oferecemos:

  • espaço para o desenvolvimento dos protótipos
  • ferramentas e estrutura de laboratório de eletrônica para o desenvolvimento dos protótipos
  • ajuda de custo para o desenvolvimento das propostas. O projeto contará com equipamentos, ferramentas e componentes já existentes no InovaLab e outros sensores e componentes comprados especialmente para este projeto, considerando a disponibilidade de produtos em mercado nacional
  • apoio técnico (facilitadores do lab)
  • apoio teórico (oficinas)

 

Os proponentes se comprometem a realizar as seguintes atividades: 

Esperamos sua participação, sua presença de forma aberta para dialogar e compartilhar com uma equipe transdisciplinar, e colocar a “mão na massa”, além da documentação de todo o processo do desenvolvimento de seu projeto no blog do projeto. Não esperamos que participe de todas as oficinas teóricas, mas que monte sua grade de acordo com a sua formação; naquilo que lhe for muito distante, esperamos sua presença. Assim, abaixo resumido:

  • participação ativa no desenvolvimento laboratorial de sua proposta
  • participação nas atividades teóricas
  • documentação do processo de desenvolvimento da proposta junto aos agregadores/ colaboradores a ser elaborada na plataforma de blog do projeto (cara proposta terá um blog dentro do site)
  • mostra do resultado dia 2 de maio, no Paço das Artes

 

Como se inscrever? 

Envie um e-mail com sua proposta para projeto.hibrida@gmail.com.

Desde que sua idéia esteja expressa de forma clara não importa se é um parágrafo, um áudio, um rascunho, uma foto ou um vídeo. No mesmo e-mail envie seus contatos (telefone, site, etc) e sua disponibilidade de horário para o lab (manhã ou noite).

Qualquer pessoa interessada pode se inscrever com um projeto inédito ou não, vale uma idéia mesmo que seja uma inspiração direta de um outro lugar.

De qualquer forma, a proposta é que essa idéia seja transformada com a participação da equipe.

 

Exemplos de inscrições para diversas formações. 

Retomemos aqui o exemplo do Eye Tracker.

Se você é um engenheiro interessado em desenvolver câmeras pequenas para reconhecimento biométrico essa pode ser uma excelente oportunidade de propor desenvolver uma câmera com comunicação wireless que envia sinal de video em alta resolução em tempo real.

Se você é um oftalmologista e lhe interessa trabalhar com pessoas que possuam deficiência de visão e busca um aparato confortável mas eficiente para monitorar o movimento pupilar, essa pode ser sua proposta.

Se você é um designer e gostaria de projetar adereços de realidade aumentada para a face que sejam confortáveis ao ponto de se tornarem quase invisíveis, essa pode ser sua proposta.

Se você é um cineasta que gostaria de trabalhar a interação entre o movimento dos olhos de seu público em relação as cenas de seu filme, essa pode ser sua chance de iniciar um protótipo.

Se você é um performer e gostaria que pequenos gestos, como por exemplo, seu olhar, controlasse as luzes de sua cena, essa pode ser sua proposta.

Em todas as propostas o que poderia ser desenvolvido é um Eye Tracker, com saídas/ outputs que interessem a cada caso. Porém, se esse aparato for construído em conjunto, tende a ser mais confortável, mais preciso, ter mais usabilidade, ser mais interessante, mais potente.

 

O e-mail com sua proposta deverá conter: 

  • dados pessoais (nome, telefone, contatos)
  • proposta de trabalho (idéia. Em qualquer formato: escrito, desenho, vídeo, audio, etc, desde que deixe clara a sua proposta, mesmo que seja apenas uma idéia)
  • resumo de sua proposta
  • requisitos técnicos estimados
  • plano de trabalho (se já possuir um… lembrando que em 7 semanas não conseguiremos dominar o mundo, mas seu plano deve demonstrar até onde pretende chegar neste projeto)
  • perfil desejado dos colaboradores
  • se desejar enviar informações adicionais (como link para site pessoa, por exemplo), será bem vindo

Ficou mais claro agora as intenções do Híbrida? Então mande sua proposta!

 

Critérios de Seleção

Por uma questão de limitação de espaço e material, esta versão do projeto deverá ser limitada a, no máximo, 6 projetos. Outro critério de seleção dos participantes será o comprometimento com a participação dos proponentes durante as 7 semanas de processo.

As propostas inscritas serão julgadas segundo os seguintes critérios:

  • Adequação das/dos candidatas/os ao propósito e contexto desta convocatória
  • Motivação das/dos candidatas/os
  • Viabilidade técnica das propostas inscritas. Os projetos inscritos serão analisados e selecionados por sua possibilidade de viabilidade no curto prazo de desenvolvimento (7 semanas)
  • Diálogo entre os projetos

A comissão de seleção será composta pela equipe do projeto Híbrida e por membros por ela convidados a integrá-la.

 

Informações sobre o projeto Híbrida

Híbrida nasce dessa vontade de manter um diálogo mais ativo e fluente entre diversas linguagens.

Com fundamentos na cultura open source e inspiração nos moldes de projetos mundo afora que compartilham essa vontade de construção coletiva, como Interactivos?/MediaLabPrado; HackLab Rural Nuvem; Hacklab.es, de Radamés Ajna; Labmóvel; Hangar Barcelona; e no Media Lab MIT.

A dinâmica do projeto foi desenhada com bastante cuidado para que possibilite uma troca horizontal entre saberes e buscando diminuir ruídos de comunicação entre pessoas que venham de distintas formações.

O site do projeto abrigará o máximo de informações sobre todos os envolvidos, projetos e processos.

As aulas teóricas serão mantidas no site para que possam ser revistas sempre que necessário, visto que pode ser de grande auxílio retomar as referências e caminhos indicados. No entanto, sua presença nas aulas é de bastante importância, sendo este o local de encontro com as duas turmas.

Trabalharemos no lab com feedbacks diários do andamento dos processos, fazendo os ajustes necessários para que os protótipos possam ganhar vida.

Nos interessa mais o processo que o produto, este será conseqüência do primeiro, ou seja: nosso foco está na troca, não produto, mas faremos o possível para que este processo possa ser uma boa caminhada.

Sistematicamente faremos: apresentação e discussão dos temas propostos; laboratório colaborativo para o desenvolvimento das propostas selecionadas; apresentação final dos projetos desenvolvidos.

Esta metodologia de desenvolvimento de trabalhos pretende ser uma plataforma de investigação, produção e aprendizagem coletiva que parte do desenvolvimento dos projetos selecionados.

As propostas se desenvolvem em grupos transdisciplinares de trabalho compostos pelo autor/autora e pelos colaboradores interessados, com o apoio conceitual e técnico de professores e facilitadores técnicos.

É importante que os participantes mantenham atualizado o blog de desenvolvimento de sua proposta como forma de manter suas próprias ideias bem documentadas e como forma de compartilhar conhecimento para qualquer interessado que não pode estar presente fisicamente neste processo.

Criar conexões, aumentar a potência dessas idéias, discutir o papel do corpo em meio às inovações (bio)tecnológicas são pontos centrais desta proposta. Para que essas idéias possam continuar se desenvolvendo é importante fomentar sua difusão e livre acesso a redes de colaboração e conhecimento, por isso contamos com a dedicação das/dos participantes para elaborar uma boa e clara documentação dos projetos desenvolvidos, publicando detalhes de sua construção, tanto conceituais quanto estruturais, técnicas e, claro, código fonte sobre as licenças livres que permitam o acesso à difusão do conhecimento produzido durante o projeto Híbrida.

 

Uso de imagem

O material produzido durante o projeto Híbrida, assim como toda a documentação produzida a partir dele, será compartilhada gratuitamente utilizando licenças livres.

Será feita uma difusão dos trabalhos em meio online, principalmente no Brasil e no México onde o projeto acontecerá, no site do projeto e do InovaLab e em ações de comunicação diversas.

Se por algum motivo algum participante não quiser sua imagem veiculada aos nossos meios, deverá nos avisar com antecedência: podemos guardar seu anonimato.

Ao inscrever sua idéia, pressupõe-se que o/a autor/a da proposta leu e concorda com todos os termos desta convocatória. São Paulo, 21 janeiro de 2014.

 

Dúvidas podem ser escritas para o e-mail do projeto: projeto.hibrida@gmail.com.

 

Este projeto foi Contemplado pelo edital Difusão e Intercâmbio Cultural e Científico da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, e é apoiado pelo InovaLab.