Coreógrafo residente, diretor artístico e bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança.
Seu trabalho como coreógrafo surgiu de forma autodidata, respondendo à necessidade que possuía de integrar a maneira como pensava o mundo e a dança que experimentava.
Junto ao Cena 11, promoveu o desenvolvimento de uma técnica que objetiva produzir uma dança em função do corpo. Um corpo capaz de processar melhor as idéias contidas na movimentação. Esta técnica foi nomeada de “percepção física” e é um dos pontos que estrutura o trabalho de Alejandro Ahmed.
Seu olhar sempre esteve voltado para os limites do corpo e as possibilidades que este propõe para a transformação do corpo do outro, sendo este “outro” um espectador e/ou um cúmplice da ação a que o corpo é submetido.
As investigações atuais estão situadas em novas definições para o conceito de coreografia. Termos como situação coreográfica, coreografia imaterial e dança generativa nomeiam os campos de interesse aos quais Alejandro Ahmed objetiva atualmente seus procedimentos junto ao Grupo Cena 11 e como performer.
As suas novas proposições teórico-práticas estabelecem a tríade correlacional EMERGÊNCIA-COERÊNCIA-RITUAL como guia de suas ações.
2013 Direção, criação e performance de ” sobre expectativas e promessas”, trabalho selecionado no Rumos Dança Itaú Cultural 2012/2014.
2012 Direção de Movimento e Coreografia da ópera ” Orfeu e Eurídice” com direção geral de Antônio Araújo. Direção e coreografia de “Carta de Amor ao Inimigo”.
2010 Direção junto à Lia Rodrigues e Núcleo Corpo Rastreado do projeto de Residência Artística “PROJETO PROPAGANDA”. Direção e coreografia do espetáculo ” Guia de idéias correlatas”
2009 Direção e coreografia do espetáculo “Embodied Voodoo Game”
2008 Direção junto à Hooman Sharif do projeto de Residência Artística ” Sobre consentimento, ocupação e formas de dizer não” Grupo Cena 11 Cia. de Dança (Brasil, SC) + Impure Co./Hooman Sharifi (Noruega Norway)
2006 Coreografa junto à Rodrigo Pederneiras, com a bailarina Thembi Rosa o Projeto “Confluir”
2007 Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de melhor pesquisa em Dança pelo espetáculo “pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente”.
Prêmio Bravo! Prime de Cultura – Melhor Espetáculo de Dança por PFdFSRi. Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia pelo espetáculo PFdFSRi. Direção e coreografia do espetáculo “pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente” (PFdFSRi).
2006 Prêmio Funarte Petrobrás de Fomento à Dança para a criação do espetáculo “pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente”. Direção e coreografia do espetáculo “segredos dançantes contra brutalidade surda”
2005 Direção e coreografia do espetáculo “SKINNERBOX”.
2003 Direção e coreografia do experimento “SKR·Procedimento 03”.
2002 Direção e coreografia do experimento “SKR·Procedimento 01”. Premiado com a Bolsa Vitae de arte
2000 Direção e coreografia do espetáculo “Violência”.
1999 Recebe o prêmio Mambembe de Melhor Coreógrafo
1998 pela coreografia “A Carne dos Vencidos no Verbo dos Anjos”.
1998 Direção e coreografia do espetáculo “A Carne dos Vencidos no Verbo dos Anjos”.
1997 É premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) -Melhor Concepção Cênica; Prêmio Mérito Cultural Cruz & Souza – Fundação Catarinense de Cultura; Direção e coreografia do espetáculo “IN’Perfeito” .
Selecionado para participar do programa International Coreographers Residency no American Dance Festival (Carolina do Norte – EUA).
Trabalha como assistente de coreografia de Maria Rovira (Barcelona – Espanha). Estuda com David Zambrano, Mark Haim, entre outros.
1996 Direção e coreografia do espetáculo “O Novo Cangaço”.
1995 Indicado para o Prêmio Mambembe de Dança, (FUNARTE), pela coreografia “Respostas sobre Dor”. Direção e coreografia do espetáculo “Respostas sobre Dor”.